CECANE UFAM realizou ação de apoio técnico à SEED Roraima em escolas indígenas Yanomami
O CECANE UFAM realizou visita técnica no dia 23 de Abril de 2024 em uma comunidade indígena Yanomami, na Aldeia Yanomami Auarís, e no dia no dia 24 de Abril de 2024 na comunidade indígena Yanomami do baixo Mucajaí, que possuíam escolas assistidas pela Entidade Executora da Secretaria de Educação e Desporto do Estado de Roraima - SEED Roraima no programa de alimentação escolar. A atividade foi realizada por intermédio do agente PNAE Ricardo Colares, juntamente com a equipe da SEED através da nutricionista RT Larissa Pereira Batista e o Presidente do CAE Darlam Barbosa de Souza.
Foram realizadas duas rodas de conversa com as lideranças e professores indígenas.
A primeira roda de conversa foi na base do aeroporto da comunidade indígena Yanomami Auarís do Município de Amajari e a segunda, na casa de reunião da comunidade indígena Yanomami do Baixo Mucajaí do Município de Alto Alegre. A conversa abordou temas sobre alimentação escolar do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como:
- Programa da Alimentação Escolar – PNAE nas comunidades indígenas;
- Nota Técnica 03/2020 DA 6º CCR;
- Recurso do FNDE para p/ compra da agricultura familiar;
- Realização de mapeamento agrícola da comunidade;
- Documentos necessários dos agricultores familiares indígenas para vender p/PNAE;
- Distribuição de panfletos com o tema: Como vender para o PNAE;
Para realizar a atividade, os técnicos contaram com o apoio da tradução dos professores locais na língua nativa. A tradução foi realizada para todas as etapas da explicação dos materiais;
Além disso, os professores apoiaram os técnicos para realizar atividade com os estudantes sobre a lista de alimentos da cultura local e o que eles gostariam de comer na escola.
Apoio técnico ao FNDE em assuntos relacionados à alimentação escolar indígena
A atividade faz parte das metas do Projeto do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFAM, o CECANE UFAM, especificamente do produto do "Apoio técnico ao FNDE em assuntos relacionados à alimentação escolar indígena" e emerge das preocupações acerca da segurança alimentar dessas comunidades e garantia do direito à alimentação escolar adequada e saudável para todas as crianças. Além disso, um dos principais objetivos do projeto é promover o acesso dos agricultores familiares indígenas ao mercado institucional do PNAE.
Saiba mais sobre o acesso dos agricultores de comunidades tradicionais ao mercado institucional do PNAE, acesse a Nota Técnica 03/2020 no portal do CECANE UFAM e outras legislações.
Veja mais fotos da atividade nas nossas redes sociais instagram: _cecaneufam
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