Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Coleta de receitas tradicionais indígenas e Oficinas da Agricultura Familiar na Aldeia Indígena Riozinho, Amazonas
Últimas notícias

• Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2024, 15h42
  • Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2024, 15h42

O CECANE UFAM realizou a coleta de receitas tradicionais indígenas e Oficinas da Agricultura Familiar na Aldeia Indígena Riozinho, na cidade de Nhamundá-AM.

A atividade faz parte das metas do projeto do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da UFAM, o CECANE UFAM, especificamente no produto "Apoio técnico ao FNDE em assuntos relacionados à alimentação escolar indígena" e foi realizada no município de Nhamundá, Amazonas, no período de 17 a 20 de junho de 2024 e coordenada pelos Agentes PNAE Ricardo Colares e Keila Marques.

A atividade contemplou duas ações principais, as Oficinas da Agricultura Familiar e a Coleta de receitas tradicionais indígenas.

As Oficinas da Agricultura Familiar tiveram como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos sobre como os agricultores familiares indígenas podem vender para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e como preencher os projetos de vendas. Participaram agricultores indígenas de 12 aldeias da região que podem vender para as escolas indígenas de suas próprias comunidades.

Foi realizado também o mapeamento agrícola das comunidades presentes na oficina com informações sobre os alimentos produzidos, sazonalidade e quantidade para subsidiar as chamadas públicas.

A Coleta de receitas tradicionais indígenas aconteceu junto às manipuladoras de alimentos das escolas indígenas e com mulheres indígenas mães de família. A atividade teve como objetivo resgatar receitas tradicionais indígenas para inserir no cardápio da alimentação escolar e elaboração de fichas técnicas. Foram coletadas 18 receitas na comunidade Riozinho.

Próximas etapas:
As receitas serão reproduzidas no Laboratório de Tecnologia de Alimentos da UFAM e em seguida serão elaboradas as fichas técnicas das preparações.

Todo material será divulgado para instrumentalizar as equipes técnicas das Entidades Executoras da região e assim melhorar a qualidade da alimentação escolar indígena.

Gostaria de saber mais sobre essa atividade?

Acesse o Instagram do CECANE UFAM (@_cecaneufam) e veja fotos.

registrado em: